24 jan 2018

O que são Bitcoins?

bitcoin

bitcoin

Hoje a palavra ‘’Bitcoin’’ está na boca de muitas pessoas, nas principais manchetes dos portais…, mas afinal, o que são Bitcoins? Bitcoin é uma moeda digital, do tipo criptomoeda descentralizada. O Bitcoin é considerado a primeira moeda digital descentralizada do mundo, e foi um marco para o ressurgimento do sistema bancário livre. Também pode ser considerada como um sistema econômico alternativo, e foi apresentada em 2008 pelo pseudônimo Satoshi Nakamoto. Até hoje não houveram confirmações a cerca desse pseudônimo, se é apenas uma pessoa ou um grupo de envolvidos.

O Bitcoin é revolucionário no sentido de possibilitar transações financeiras sem nenhum tipo de intermediário. Porém, todas as transações são verificadas e gravadas em um banco de dados chamado de blockchain. O sistema do Bitcoin é de ‘’peer- to – peer’’, também chamado de topologia ponto-a-ponto, que significa que a estrutura não possui uma entidade administradora central e nem intermediários. Essa característica impede que as instituições governamentais e financeiras determinem o valor do Bitcoin, a emissão de mais moeda por causa da inflação. O que determina a variação cambial da moeda é a oferta e a procura, durante as 24 horas do dia. Ela não deriva de outras moedas nacionais ou de outros bens, como o ouro, por exemplo. O Bitcoin possui cotação própria!

O preço do Bitcoin é muito volátil, podendo, imprevisivelmente, valorizar ou desvalorizar em pequenos intervalos de tempo. Isso acontece por causa de ser um mercado extremamente novo, com novas aplicações e com mercados líquidos. Por isso, é recomendável não manter todas economias em Bitcoin, pois é um bem de alto risco.

Para começar, é preciso criar uma carteira Bitcoin, que pode ser utilizada tanto no smartphone quanto em computadores. Essa carteira então irá gerar um endereço de Bitcoin, que pode ser compartilhado ao fazer negócios. Esse endereço pode ser utilizado apenas uma única vez, por motivos de segurança, mas é sempre possível criar mais. Hoje diversas lojas e prestadores de serviço on-line já aceitam a Bitcoin como moeda, e você também pode cobrar seus serviços em Bitcoin. Outra maneira de conseguir a moeda é através de casas de câmbio que trabalhem com Bitcoins. As transações são todas as movimentações entre as carteiras Bitcoin, e todas possuem uma informação secreta chamada ‘’chave privada’’, o que garante a idoneidade daquela transição, provando que foi o dono da carteira que a realizou. Como já citado, todas as transações são gravas em um banco de dados onde toda a comunidade pode acessar, o blockchain.

As pessoas que criam mais moedas são chamadas de mineradoras, e a cada 6 horas a rede Bitcoin gera um novo lote da criptomoeda, e qualquer um desses mineradores podem ganhar como forma de bônus pelo seu trabalho para a comunidade.

A ProTrader foi fundada com a missão de trazer para o mercado uma nova proposta em software para o mercado financeira. A empresa já atua em mais de 12 países, e agora também está presente na América Latina. Possuímos profissionais especializados, altamente qualificados, na implementação e no desenvolvimento de tecnologias de ponta. Baixe a nossa versão demo para mobile: https://protraderbrasil.com.br/mobile/