07 fev 2018

Vale a pena investir na poupança?

poupança

poupança

A poupança é o investimento mais popular entre os brasileiros, e a primeira forma de contato com o mundo do investimento para muitas pessoas. A conta poupança, também chamada de caderneta, é muito fácil de ser aberta e não possui taxas. Para abrir uma poupança é muito fácil, é necessário apresentar o RG, o CPF e um comprovante de residência no banco da escolha do investidor.

O dinheiro que é depositado na conta poupança é utilizado pelo banco para realizar empréstimos as pessoas. Os juros oriundos desse empréstimo voltam para a poupança em forma de lucro. A poupança se trata de um investimento de renda fixa, onde o investidor sabe previamente qual será o seu lucro com aquela aplicação.

Na poupança o dinheiro rende em média 0,5% ao mês, mais a variação da taxa referencial (TR). Porém, quando a taxa Selic ficar menor ou igual do que 8,5% ao ano, a poupança pode render até 70% da meta da taxa Selic, mais a variação da taxa referencial. Isso significa, que o rendimento cairia para aproximadamente 0,48 mais TR, nesse caso. A poupança também é considerada uma aplicação de baixo risco. A única possibilidade de perda do dinheiro investido seria com a falência do banco. Ainda assim, o governo garante um reembolso de até R$ 60 mil. Toda conta poupança possui uma ‘’data de aniversário’’ que é o dia quando foi realizado o primeiro investimento. Essa data passa a ser a data referencial de remuneração, por isso é sempre recomendado realizar saques após esse dia, para garantir o máximo de lucratividade, visto que a poupança calcula os 0,5% em cima do valor depositado no dia da ‘’data de aniversário’’.

Embora a poupança tenha apresentado no ano de 2017 o melhor desempenho desde 2006, um acumulo de rendimento de 3,88%, já descontando a inflação do período, a poupança ainda é um dos investimentos que menos rende, em comparação a outros investimentos de renda fixa. Por exemplo, o CDB com rendimento de 100% do CDI, rende em média 6,78%, já descontando a inflação. Por causa desses dados muitas pessoas se questionam se a poupança ainda vale o investimento. A resposta é ‘’sim’’, mas depende de diversos fatores. A poupança é um excelente contato com o mundo do investimento, por não exigir um depósito mínimo para começar a investir, e por todos os bancos oferecerem o serviço. Ela também é uma boa opção para quem precisa realizar saques constantes, sem esperar períodos longos. Inclusive muitos bancos oferecem cartões de débito para contas poupança. Também pode ser um bom investimento para quem tem pouco capital inicial para investir, mas mesmo assim quer guardar um dinheiro. A poupança também é um investimento de baixíssimo risco, perfeito para os mais conservadores.

A ProTrader nasceu com a missão de trazer para o mercado uma nova proposta em software para o mercado financeira. Os profissionais são especializados, altamente qualificados, na implementação e desenvolvimento de tecnologias de ponta. Possuímos a plataforma de negociação mais completa e moderna do mercado, sendo utilizada em mais de 12 países. Baixe a nossa versão demo para web: https://protraderbrasil.com.br/web/