13 dez 2017

Você sabe como funciona o mercado financeiro ?

Você sabe como funciona o mercado financeiro?

Você sabe como funciona o mercado financeiro?

Nós vivemos no Brasil o regime de capitalismo, onde existem diversas empresas e instituições que visam o lucro e realizam compras e vendas de bens e serviços. O mercado financeiro é um ambiente de compra e venda de câmbio (moedas estrangeiras), valores mobiliários (ações e títulos) e mercadorias (ouro, produtos agrícolas).

Sempre escutamos a respeito do “mercado financeiro”, mas você sabe de fato como ele funciona? Pensando nisso, a Protrader criou um conteúdo especialmente para você que deseja conhecer um pouco mais as facetas do mercado financeiro. Confira abaixo:

O mercado financeiro pode ser dividido em 3 partes:

  • Mercado de crédito: É o responsável por tratar dos empréstimos bancários. É o mercado que você acessa ao solicitar um financiamento ou usar o cheque especial.
  • Mercado aberto: Essa parte cuida das empresas com capital aberto, ou seja, que negocia suas ações através da bolsa de valores.
  • Mercado de câmbio: é a plataforma de negociação de moedas estrangeiras da relação justa entre as moedas dos países.

 

Tipos de investimento

Quando você realiza um investimento, compra-se um título. Esse título funciona, basicamente, da mesma maneira que uma nota promissória, por exemplo, ou seja, pode oferecer diferentes direitos. Em alguns casos, é possível realizar apenas empréstimos, seja para empresas, bancos ou até mesmo para o governo, e deste modo, pode se tornar sócio da empresa. Existem diferentes tipos de investimentos, porem eles se categorizam em duas grandes formas: os de renda fixa e os de renda variável.

  • Renda fixa

Na renda fixa, o investidor consegue projetar na hora do investimento o seu rendimento: Ele sabe se o dinheiro vai se valorizar de forma prefixada, com um juro anual definido, pós-fixada, atrelada a um indicador, ou híbrida, pagando uns juros fixo mais a variação de um índice de preços. Exemplo de renda fixa é a poupança.

  • Renda variável

Na renda variável o investidor não possui uma garantia de retorno do seu investimento. Um exemplo de renda variável são os investimentos na Bolsa de valores, onde as ações podem valorizar ou desvalorizar, dependendo do mercado.

 

O que são os agentes?

Existem 3 tipos de agentes no mercado financeiro: Os emissores, os investidores e o local onde é realiza a negociação. Os emissores de títulos podem ser bancos, empresas de capital aberta e o governo. Já os investidores são aqueles que dispõem de um dinheiro extra e deseja investir e comprar ações e títulos. O local onde é realizada a negociação é a Bolsa de valores, e a negociação é feito com o apoio de uma corretora.

Em suma, o mercado financeiro funciona com quem possui recursos em excesso emprestando para quem sofre com sua falta ou necessita de recursos a mais. Para regularizar o mercado, existem diversos órgãos importantes, entre eles: Conselho Monetário Nacional (CMN), o Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) e o Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC). Esses órgãos são os responsáveis por fornecer as diretrizes operacionais que as instituições financeiras se baseiam.

A PROTRADER

A ProTrader foi fundada com a missão de trazer para o mercado uma nova proposta em software para o mercado financeira. A empresa já atua em mais de 12 países, e agora também está presente na América Latina. Possuímos profissionais especializados, altamente qualificados, na implementação e no desenvolvimento de tecnologias de ponta. Baixe a nossa versão demo para mobile: https://protraderbrasil.com.br/