10 jan 2018

Você sabe o que é fundo de investimento?

fundo de investimento

fundo de investimento

O fundo de investimento vem chamando a atenção do público, pelo fato de apresentar boa lucratividade e facilidade para o investidor. Inclusive em 2016 foi registrada a maior captação de recursos até então.

Este fundo é uma opção de investimento coletivo, ou seja, cada investidor possui uma cota e um profissional faz o papel de gerente e gestor do fundo, administrando os ativos em carteira. Essa é uma forma muito prática de possuir investimentos, visto que a pessoa irá delegar toda a administração do mesmo a terceiros.

Ao realizar o investimento em um fundo, o cliente irá adquirir uma cota, ou seja, uma parte pequena do patrimônio total. Quando há o ato da compra, o cliente está aceitando todas as regras de funcionamento dos fundos, como custos e aplicações. Trata-se de um investimento muito seguro, uma vez que é regido pelas normas da CVM – Comissão de Valores Imobiliários. É possível checar que o fundo desejado está registrado, é só checar o site da instituição.

Os fundos de investimento variam de acordo com o prazo mínimo da retirada do dinheiro investido, sendo curto ou longo.

Fundo de renda fixa

Fundo no qual o cliente já sabe qual será o seu retorno financeiro no ato da compra, como: CDB, Tesouro Direto, LCA e LCI. O fundo de renda fixa é indicado a investidores mais conservadores, pois não apresentam altos riscos.

Fundo de ações

Quando todo o investimento está voltado para a negociação de ações. Esse tipo de investimento é mais indicado para clientes gostam de arriscar, uma vez que está diretamente relacionada ao mercado financeiro.

Fundo de multimercados

Fundos que variam os investimentos em renda fixa e renda variável. Esse tipo de investimento apresenta um risco um pouco maior em relação aos de renda fixa, porém é menor que o fundo de investimento em ações. Esta é uma aplicação em longo prazo.

Antes de adquirir uma cota de um fundo de investimento, é preciso ponderar quais são os seus objetivos, e se esses estão em concordância com o fundo. Deste modo, não é vantajoso investir em um fundo cujo retorno é em longo prazo se você terá urgência em ter esse dinheiro em mãos.

Vale lembrar que os fundos de investimento precisam ser declarados no imposto de renda e sofrer o desconto do IOF. Fale com o seu corretor para que ele possa escolher a melhor opção para você!

A PROTRADER BRASIL

A Protrader foi fundada em 2003 com a missão de trazer para o mercado uma nova proposta em software para o mercado financeiro. Possuímos a plataforma mais completa do mercado e os usuários podem fazer as suas análises e tomar decisões utilizando ferramentas especiais, já que o Protrader Web disponibiliza mais de 50 indicadores para auxiliar nas análises. A empresa atua em diversos mercados dos EUA, Canadá, Austrália, Japão, Índia, Nova Zelândia, China, Turquia, Rússia, Grã-Bretanha, Polônia e África do Sul e agora também o mercado Latino Americano. Conheça nossa versão Web: https://protraderbrasil.com.br/web/